quinta-feira, 25 de junho de 2009

Este é um serviço com notícias do turismo em geral. Pode ser usado como fonte de pesquisa e conhecimento sobre as novidades do turismo no Brasil e no mundo.


http://news.google.com.br/news?pz=1&ned=pt-BR_br&hl=pt-BR&q=turismo

por: Adevaldo de Campos Filho





quarta-feira, 24 de junho de 2009

Domenico de Masi


Entrevista do sociólogo italiano
Domenico de Masi ao jornalista
Roberto Davilla na Tv Cultura,
ele fala sobre o ócio criativo, turismo e violência.




http://www.youtube.com/watch?v=wxvPBkuvagc&feature=PlayList&p=5F456F2BEE61DD53&playnext=1&playnext_from=PL&index=3

Postado por: Adevaldo de Campos Filho

Roda Viva: Marilena Chauí, 1999


Programa Roda Viva da TV Cultura com Marilena Chauí
  • Filósofa especialista em Spinoza, Marilena Chaui também atua na política, sendo considerada uma das principais intelectuais no Brasil.



Documentário: Encontro com Milton Santos ou: O Mundo Global Visto do Lado de Cá

Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias.




Postado por: Adevaldo de Campos Filho


terça-feira, 23 de junho de 2009

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Lugar e o Cotidiano

Com a globalização, nossa relação com o mundo mudou, anteriormente era local-local, agora passa a ser local-global, o que significa que não estamos inertes nele, significa que estamos mais ligados do que nos damos conta.
Os lugares são o intermédio do homem com o mundo.
Ocorre uma individualização, onde cada qual se aprofunda na relação com o sistema do mundo, cada lugar é a sua maneira o “mundo”, e cada um desses lugares torna-se diferentemente dos demais.
O mundo ganha sentido por ser esse objeto comum, que pode ser alcançado através das relações de reciprocidade. Com a modernização, todos os lugares mundializam-se, e lugar e cotidiano passam a se influenciar, mas também a se diferenciar.


Postado por: Ana Carolina Siervi
LUGAR E COTIDIANO

Por: Adevaldo de Campos Filho

Relacionar lugar e cotidiano é envolver as relações próximas, ordinárias, singulares à mundialidade. A vida cotidiana, mais íntima, ao mesmo tempo, situa seu lugar na sociedade global. Pela medição do cotidiano no lugar, somos levados dos fatos particulares à sociedade global.

De qualquer forma, tudo aparece complexo, o mundo do vivido permanece em cisão com a história. Eventualmente, o lugar e seu cotidiano avançam em direção a história. De modo geral, há um desigual desenvolvimento entre os lugares e o mundo. Embora ambos se interpenetrem. Eventualmente, o lugar e o mundo constituem uma totalidade provisória, convergem. Provisóriamente, o lugar é o mesmo que o mundo e o cotidiano, o mesmo que a história. Em outro momento prevalece a cisão: o lugar e o cotidiano são o outro, mediados pela história e pela política e relegados¹ à especifidade.
Novos Caminhos da Geografia / Ana Fani Alessandri Carlos (organizadora). 5. ed. -
São Paulo: Contexto, 2005. - (Caminhos da Geografia). Vários Autores.ISBN 85-7244-106-9

¹ - relegar[Do lat. relegare.] Verbo transitivo direto e circunstancial. 1.Fazer sair de um lugar para outro; expatriar, desterrar, banir: Os portugueses relegaram para a África diversos brasileiros implicados na Conjuração Mineira. 2.Afastar com desdém ou desprezo: O novo monarca relegou da corte parte da aristocracia. Verbo transitivo direto. 3.Pôr em segundo plano; desprezar. Verbo pronominal. 4.Internar-se em uma colônia: Portugueses foragidos relegaram-se no Brasil. [Conjug.: v. regar.]

Plano Diretor

É um instrumento global e estratégico da política. É uma lei municipal que estabelece regras básicas para a organização do espaço urbano e principalmente pela distribuição do dinheiro, sendo assim é o Plano Diretor quem dita as diretrizes para a cidade, ou seja, ele deve ordenar o desenvolvimento das cidades com a participação da população como um todo.


Postado por: Ana Carolina Siervi

Micropoliticas e Subjetividade

As micro-políticas como o próprio nome já diz, são políticas feitas por grupos pequenos de pessoas, são organizações que se unem para fazer com que suas idéias aconteçam realmente. Nesse modo de fazer política, pessoas da comunidade podem expor suas idéias opinando para que algo seja feito. Por isso micro-políticas e subjetividade estão diretamente relacionadas e, é através da subjetividade que podemos construir um espaço relacional, ou seja, nos relacionarmos uns com os outros.


Postado por: Ana Carolina Siervi

LUGAR E O COTIDIANO

Nos dias de hoje com o grande crescimento das cidades , esta concorrendo vários problemas com a sociedade, a globalização trouxe bastante coisas boas mas também muitas coisas ruins, com isso os que são menos favorecidos ou seja os considerados "POBRES" são os que mais sofrem, pois com o aumento das cidades em alta velocidade muitas pessoas não tem saneamento básico, asfalto entre outras coisas. Entretanto o lugar é aonde estamos aonde construimos as relações com o nosso cotidiano e ele é disputado por todos gerando vários conflitos no nosso meio .



POSTADO POR: DANILO MOÇO