sábado, 16 de maio de 2009

IDEOLOGIA DA COMPETÊNCIA

IDEOLOGIA DA COMPETÊNCIA

O trabalho industrial passou a ser organizado segundo um padrão conhecido como fordismo, no qual uma empresa controla desde a produção da matéria-prima (no inicio da cadeia produtiva), até a distribuição comercial dos produtos (no final da cadeia produtiva).

A divisão social do trabalho faz-se pela separação entre os que têm competência para dirigir e os incompetentes, que só sabem executar.

A divisão entre os que possuem poder porque possuem saber e os que não possuem poder porque não possuem saber.

Ideologia da competência , que se oculta a divisão social de classes ao afirmar que a divisão social se realiza entre os competentes (os especialistas que possuem conhecimentos científicos e tecnológicos) e os incompetentes (os que executam as tarefas comandadas pelos especialistas).

POSTADO POR : Ana Luiza Sandoval

desenvolvimento local

Ao pensarmos em desenvolvimento local para o turismo, pensamos em melhorar receptivo da cidade para o turista. Para que ele se sinta a vontade e retorne mais vezes a cidade, gerando mais e mais lucros para os empresarios, que vao por sua vez gastar uma boa parte desse lucro em outra cidade "como acontece em ibitinga" isso se torna bom para a prefeitura que recebe mais impostos, porem todos se esquessem da população local que sofre com baixos salarios pela mão de obra abundante.
Porem enquanto o valor da mão de obra cai, o preço dos produtos para a sua sobrevivencia aumentam bruscamente pela ação do turismo, enquanto nao equilibrarmos isto nao vamos consegir um turismo receptivo de qalidade, pois os filho destes trabalhadores tendem a se qualificar melhor e procurar outro local para morar.
Assim temos o que vemos hoje um turismo de má qualidade, a prefeitura ainda voltada para os intereces dos empresarios que continuam sugando a cidade e a população, que tende a cada vez mais abandonar as cidades.

alexsandro ribeiro

DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento trouxe para a humanidade:

• Desigualdade social
• Crescimento oportunidade a todos
• Evolução para a humanidade
• Degradação

O desenvolvimento proporcionado pelo capitalismo gera:

• Corrida para o poder
• Tecnologia – acumulo de capital
• Desemprego

O consumo traz o desenvolvimento econômico assim mais poluição, degradação, menos população. Só os grandes sobrevivem a historia.

Política é quando temos a oportunidade de optar. A política está ligado intimamente em cada um de nós.

POSTADO POR : Ana Luiza Sandoval

ideologia da competencia

A ideologia só se torna compreensível como exercício de poder se a considerarmos por um outro plano, aquele que temos denominado com a expressão ideologia da competência. Ou seja, a peculiaridade da ideologia contemporânea está no seu modo de aparecer sob a forma anônima e impessoal do discurso do conhecimento e sua eficácia social, política e cultural funda-se na crença na racionalidade. A ideologia da competência pode ser resumida da seginte maneira.
Não é qualquer um que pode em qualquer lugar e em qualquer ocasião dizer qualquer coisa a qualquer outro. O discurso competente determina de antemão quem tem o direito de falar e quem deve ouvir, assim como os lugares e as circunstâncias em que é permitido falar e ouvir, define previamente a forma e o conteúdo do que deve ser dito e precisa ser ouvido. Essas distinções têm como fundamento uma distinção principal, aquela que divide socialmente os detentores de um saber ou de um conhecimento científico, técnico, religioso, e político, que podem falar e têm o direito de mandar e comandar os desprovidos de saber, que devem ouvir e obedecer. Numa palavra, a ideologia da competência institui a divisão social entre os competentes, que sabem, e os incompetentes, que obedecem.

alexsandro Ribeiro

intelectuais no poder

A politização de um intelectual tradicionalmente se faz a partir de duas coisas:
1), sua posição de intelectual na sociedade burguesa, e no sistema de produção capitalista, na ideologia que ela produz ou impõe, reduzido à miséria, rejeitado,"maldito", acusado de subversão, de imoralidade, etc.
2)Seu próprio discurso enquanto revelava uma determinada verdade, descobre relações políticas onde normalmente elas não são percebidas. Estas duas formas de politização não são estranhas uma em relação à outra, embora não coincidissem necessariamente.
Havia o tipo do intelectual "maldito" e o tipo intelectual "socialista". Estas duas formas de politização são facilmente confundidas em determinados momentos de reação violenta do poder,depois de 1940.
O intelectual era rejeitado, perseguido, no momento mesmo em que as coisas apareciam
em sua verdade, no momento em que não se devia dizer que o rei estava nu. O intelectual dizia a verdade à queles que ainda não a viam e em nome daqueles que não podiam dizê-la.
O que os intelectuais descobriram recentemente é que as massas não necessitam deles para saber; elas sabem perfeitamente, e muito melhor do que eles; e elas o dizem muito bem. Mas existe um sistema de poder que barra, proíbe, invalida esse discurso e esse saber. Poder que não se encontra somente nas instâncias superiores da censura, mas que penetra muito profundamente, muito sutilmente em toda a trama da sociedade.
Os próprios intelectuais fazem parte deste sistema de poder, a idéia de que eles são agentes da consciência e do discurso, também faz parte desse sistema. O papel do intelectual não é mais o de se colocar um pouco na frente ou um pouco de lado, para dizer a verdade de todos; e antes o de lutar contra as formas de poder exatamente onde ele é, ao mesmo tempo, o objeto e o instrumento, na ordem do
saber, da verdade, da consciência, do discurso.
E por isso que a teoria não expressará, não traduzirá, não aplicará uma prática. Ela é uma prática, Mas local é regional, onde ele é mais invisível e mais insidioso. Luta não para uma tomada de consciência há muito tempo que a consciência como saber está adquirida pelas massas e que a consciência como sujeito está adquirida, e ocupada pela burguesia, mas para a destruição progressiva e a tomada do poder ao lado de todos aqueles que lutam por ela.

alexsandro Ribeiro

ZEITGEIST - The Movie

sexta-feira, 15 de maio de 2009

OS INTELECTUAIS E O PODER.

"Indignidade do falar pelo outro"

Ideologia da Competência

Ideologia é um conjunto de idéias, pensamentos e visões de mundo, que pode ser de um indivíduo ou de um grupo, onde se orientam para suas ações sociais e, principalmente políticas. Para Karl Max essa palavra é uma forma de dominar ou seja convencer, alienando a consciência humana, e é também uma forma de esconder a realidade, ou melhor dizendo, torná-la quase que inotável.



Postado por: Ana Carolina Siervi

Rizomas

Rizomas são formas de entrelaçar várias formas de pensar e agir. Em Política e Desnvolvimento local, usar a palavra rizoma ou rizomas,são para que se possa entender a multiplicidade. O rizoma se refere a um mapa que deve ser produzido de tal forma que possa ser construído, conectável, e desconectado, com várias entradas e saídas, ou seja, ele serve para que possamos ligar formas de pensamentos e ações.
Bom, essa aula foi muito proveitosa, pois, até então eu só conhecia o conceitode rizoma botânico, e fiquei surpresa com a metáfora que é feita por (Deleuze e Guattar)com o termo rizoma, trazendo-o para o mundo tecnológico, devido a sua complexidade.



Postado por: Ana Carolina Siervi

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Poder do Lugar "O lugar e o Cotidiano"

O legal da Politica, é que agrega diversos tipos de assunto, como é o caso da Física Quântica. Pare e pense, dois corpos podem ou não ocuparem o mesmo espaço?... Partindo desse príncipio é facil entender a influência do lugar na vida não só do homem, mas sim de todos os seres vivos e porque não dizer tudo que existe, já que "os lugares, desse ponto de vida , podem ser vistos como um intermédio entre o mundo e o individuo" ( Z. Mlinar).
O conceito de lugar é um ponto imaginário no espaço percebido e definido pelo homem através de seus sentidos, tais como tato, olfato, audição, paladar, visão, equilibrio, percepção do próprio corpo e a sensação de calor ou frio. Isto leva a crer que realmente o homem e um ser apaixonado, e que ele cria elos com tudo que entra em contato, surgindo daí um ser criativo, que vem no caso a transformar o lugar.
Enfim, todo lugar influência na vida do homem, e o homem por sua vez vai influenciar no lugar, resultando em uma transformação, não só no lugar, mas também na própria mente. Nesse mundo globalizado, a necessidade de se consumir um lugar, fez com que o homem, se tornasse escravo da auto-realização, a qual creio eu, que é impossivel de se alcançar, porque nós ainda necessitamos de forças que veem de fora, força essa que constrói nossa conciência.



Postado por: Rodrigo A. Pires

Rizomas

Rizomas remete a multiplicidade ou seja, não há um rizoma, mas rizomas, que sempre estão abertos e capazes de proliferar pensamentos.É mais ou menos como aquela lei da atração, onde o individuo está em contato com o universo, emitindo e recebendo energia e obtendo um resultado, que poderia ser chamado de rizomas.

"Não se deve confundir tais linhas ou lineamentos com linhagens de tipo arborescente, que são somente ligações localizáveis entre pontos e posições. O rizoma se refere a um mapa que deve ser produzido, construído, sempre desmontável, conectável, reversível, modificável, com múltiplas entradas e saídas, com suas linhas de fuga. São os decalques que é preciso referir aos mapas e não o inverso." (DELEUZE e GUATTARI, 2004, p.32-33)

Fonte: www.pt.wikipedia.org/wiki/rizoma(filosofia)

Postado por: Rodrigo A. Pires

Educação Formal e Não Formal

Educação formal é aquela que se obtém nas escolas oficiais (publicas ou particulares), cujos cursos são reconhecidos e comprovados através de certificados e diplomas. É o oposto da educação informal, que se obtém fora das escolas, com professores particulares e aulas individuais, ou mesmo pela experiência da vida e a autodidatação. Os autodidatas são aqueles que estudam sozinho e alcançam um nível de conhecimento em determinada área que se iguala, ou até supera um profissional que teve uma educação formal.



Postado por: Rodrigo A. Pires

As Filosofias Políticas - O Ideal Republicano

Maquiavel ao escrever seu livro: O Príncipe, não ensinou somente os governantes, mas também o povo e é por isso que até hoje ele será reconhecido como um dos maiores pensadores da história do mundo.


“Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas, e a raposa não sabe, se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos”.
“Os homens prudentes sabem sempre tirar proveito dos atos, a que a necessidade os constrangeu”.
(Nicolau Maquiavel)


Postado por: Ana Carolina Siervi