sábado, 16 de maio de 2009

ideologia da competencia

A ideologia só se torna compreensível como exercício de poder se a considerarmos por um outro plano, aquele que temos denominado com a expressão ideologia da competência. Ou seja, a peculiaridade da ideologia contemporânea está no seu modo de aparecer sob a forma anônima e impessoal do discurso do conhecimento e sua eficácia social, política e cultural funda-se na crença na racionalidade. A ideologia da competência pode ser resumida da seginte maneira.
Não é qualquer um que pode em qualquer lugar e em qualquer ocasião dizer qualquer coisa a qualquer outro. O discurso competente determina de antemão quem tem o direito de falar e quem deve ouvir, assim como os lugares e as circunstâncias em que é permitido falar e ouvir, define previamente a forma e o conteúdo do que deve ser dito e precisa ser ouvido. Essas distinções têm como fundamento uma distinção principal, aquela que divide socialmente os detentores de um saber ou de um conhecimento científico, técnico, religioso, e político, que podem falar e têm o direito de mandar e comandar os desprovidos de saber, que devem ouvir e obedecer. Numa palavra, a ideologia da competência institui a divisão social entre os competentes, que sabem, e os incompetentes, que obedecem.

alexsandro Ribeiro

Um comentário:

  1. Resenha do texto. Pense na próxima escrever com as próprias palavras, mesmo que utilizando o txt como referencia. Prof Fernando

    ResponderExcluir