sexta-feira, 19 de junho de 2009

RIZOMA

Por: Adevaldo de Campos Filho

Seguindo um modelo arbóreo de organização do conhecimento, o rizoma da à noção de raízes de algumas plantas que se ramificam em qualquer direção, se engrossam e se transformam num bolbo ou tubérculo. Entre outras palavras, serve para exemplificar um sistema onde não há apenas raízes e sim pode ser raiz, caule ou ramo, independente de sua posição. Portanto, não segue uma hierarquia pré-estabelecida.
Rizoma tem como característica principal a inter-relação de grupos distintos da sociedade, atuando em várias frentes de forma descentralizada e com enfoque para o bem comum.

O Rizoma não pode ser explicado por modelos estruturais pré-estabelecidos, porque nunca sabemos como vai evoluir, se espalhar e se reproduzir. Por outra parte, ele não se reproduz como decalque: uma parte gerada, a partir de uma raiz nunca será igual à outra.
O Turismo é um fenômeno que cresce e se espalha no tempo e no espaço de forma bastante incontrolável e imprevisível. A cada momento e em cada lugar em que o fenômeno turístico se produz, ocorre uma série de relações que sempre são, em algum grau, diferentes e nunca totalmente previsíveis.
BRUHNS, Heloisa Turini; LUCHIARI, Maria Tereza D. P.; SERRANO, Celia M. Toledo (orgs). Olhares Contemporâneos sobre o Turismo. Campinas, Papirus Editora, 2ª edição , 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário